DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O ativista indiano Anna Hazare, em greve de fome há mais de uma semana, negou nesta quarta-feira qualquer possibilidade de voltar a comer enquanto o governo não aprovar fortes medidas anticorrupção, mesmo que isso cause riscos à sua saúde.
"Perdi apenas 6 kg e uma parte do meu fígado foi afetada, mas não há com o que se preocupar", afirmou Hazare a seus apoiadores, que acompanham sua manifestação. "Até agora as intenções do governo não foram boas, mas não voltarei atrás. Não me importo se eu tenha que morrer".
Com a saúde do ativista prejudicada e milhares de pessoas saindo às ruas de Nova Déli diariamente, o primeiro-ministro, Manmohan Singh, pressiona os partidos a entrarem em um acordo para aprovar lei que combata a corrupção na Índia. O premiê convocou uma reunião parlamentar para tentar acabar com o impasse.
Manish Swarup/Associated Press | ||
![]() | ||
Ativista Hazare descansa durante greve de fome que já dura mais de uma semana por medidas anticorrupção |
Singh também pediu a Hazare que aceite ser alimentado por doses intravenosas, mas o ativista vem recusando a ideia. Apoiadores de Hazare se reuniram com autoridades do governo nesta quarta-feira, mas disseram que não chegaram a nenhum acordo.
O governo levou uma proposta ao Parlamento no começo do mês, mas Hazare e seus apoiadores afirmam que as medidas são muito fracas e pedem a aprovação de sua própria versão --incluindo a criação de uma agência autônoma de combate à corrupção, com poderes de fiscalizar até mesmo membros do Judiciário e o gabinete do primeiro-ministro.
A deterioração da saúde de Anna Hazare, 74, pode obrigar o governo a alimentá-lo à força, já que o suicídio é proibido no país. A ação é arriscada, já que poderia levantar ainda mais protestos ao redor da Índia. "Se alguém do governo vier para me levar à força, bloqueiem os portões. Eu não vou", alertou Hazare, que permanece deitado em um palco público.
Cerca de 2.000 pessoas acompanham o protesto do ativista, a maioria com o rosto pintado e cantando músicas patrióticas com tambores.
0 comentários:
Postar um comentário